Exemplos:
O caminhoneiro João trabalha dirigindo caminhão.
Durante à noite, Maria sai para dançar à noite toda.
Preciso corrigir este erro, pois caso deixe assim, ficará incorreto.
○ Entropia: é responsável pelas medidas de informações desorganizadas.
Exemplo:
○ Motivação: é um impulso adquirido pelo emissor, que faz com que ele se comunique com os receptores.
Exemplo:
Acredite em si. Engate a mente na sua boa estrela e reconheça que a sua luz interior o conduzirá sempre para cima e para frente.
○Coesão: é formação que liga todos os parágrafos, fazendo com que um fique ajustado com o outro, mantendo o significado da mensagem.
Exemplo:
A magia das palavras é enorme, pois elas expressam a força do pensamento. As mesmas têm o poder de transformar e de conscientizar.
○Coerência: é onde encontramos a lógica do texto, ajuda a entender a todos momento o que estar sendo tratado.
"No verão passado, quando estivemos na capital do Ceará Fortaleza, não pudemos aproveitar a praia, pois o frio era tanto que chegou a nevar"
Exemplo:
○Situacionalidade : é composto por vários fatores que levam o texto para o receptor, por te um contexto relevante.
Exemplo:
“Se bem que, dada a tradição brasileira, daqui a pouco é muito provável que a palavra moderação siga o mesmo caminho de “pra variar” e “se dar bem”, e acabe significando exatamente o contrário do que dizem os dicionários. Garçom, traz mais uma rodada aí - e com bastante moderação!”
○Aceitabilidade: é quando o emissor quer passar algo e o receptor ao receber essa informação irá analisar com juízo de valores e assim aceitar ou não a mensagem passada.
Exemplos:
“Comerciais de carros, de bancos, ou de operadoras de celular ficariam mais úteis se trouxessem mensagens.”
“Não fure a fila, ô mal educado”,
“Jogue a embalagem no lixo, seu mau educado” ou “Sinal vermelho foi feito para parar, sabia?”
○Informatividade : é onde podemos encontra um boa quantidade de informação e situações que expiram o texto ou defende um ponto de vista, podendo facilitar a leitura e deixar mais interessante.
Exemplos:
“A moda começou com os cigarros, que precisaram ceder cinco segundos de cada comercial para fazer propaganda eleitoral gratuita das advertências do Ministério da Saúde.”
“No México, acredite, os comerciais dirigidos a crianças precisam trazer alguma mensagem educativa. Os anunciantes podem mostrar os pimpolhos se entupindo de sucrilhos ou de chocolate, desde que no pé da tela corra um letreiro com os dizeres ‘Coma legumes e verduras’ ou ‘Escove os dentes três vezes ao dia’.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário